Mostra Itinerante no Fórum Trabalhista de Maringá

Mostra CineTrabalho em Maringá

Mostra CineTrabalho Itinerante
The Brazilian International Labour Film Festival

21 a 25 de novembro de 2016
Fórum Trabalhista de Maringá
Maringá, Paraná, Brasil

A Seção de Arquivo, Documentação e Memória de Maringá convida a todas e todos para participarem da Mostra CineTrabalho Itinerante, que será realizada de 21 a 25 de novembro. A Mostra apresentará uma seleção de 15 filmes que participaram de edições do evento ao longo dos seus 10 anos de história. As sessões serão diárias, sempre às 14h30, na Sala Maringá do Fórum Trabalhista de Maringá.

A Mostra CineTrabalho (Brazilian International Labour Film Festival – BILFF) é uma atividade de extensão universitária da UNESP – Universidade Estadual Paulista. O evento tem como objetivo estimular e divulgar a produção audiovisual que retrata as condições de vida e trabalho ao redor do mundo, e promover um fórum de discussão sobre diversas questões do trabalho.

Serviço
Mostra CineTrabalho Itinerante
21 a 25 de novembro de 2016
Horário: 14h30
Local: Sala Maringá
Fórum Trabalhista de Maringá
Av. Dr. Gastão Vidigal, 823 – Zona 08
Maringá, Paraná
Brasil

O evento é gratuito e será conferido certificado de participação.
As inscrições serão realizadas no início de cada sessão.

Informações: info@bilff.org

> Cartaz
> Programação do evento

 


1a. Sessão – Segunda-feira, 21 de novembro | 14h30


BILFF-Catalogue2016
SRY BSY

Verena Westphal
Alemanha, 2015, Animation, 4 minutos
sry bsy – sem tempo para nada. Nem mesmo para a ortografia na íntegra das palavras “sorry” e “busy” (desculpe, ocupado)… Esta animação digital em 2D é sobre obsessões, compulsões e a pressão de manter-se com os desafios da vida moderna de trabalho. Ao combinar um senso de humor negro com elementos absurdos, SRY BSY é divertido e perturbador ao mesmo tempo.


BILFF-Catalogue2014
BOM DIA, MEU NOME É SHEILA OU COMO TRABALHAR EM TELEMARKETING E GANHAR UM VALE-COXINHA

Angelo Defanti
Brasil,  2009,  Documentário/Ficção, 17 minutos
Fagner vendia planos de saúde pelo telefone usando a lista de assinantes do Rio de Janeiro. Valéria trabalha há 19 anos numa das maiores centrais de teleatendimento do país.


BILFF-Catalogue2016
DUBLÊ DE ELETRICISTA

Benedito Maia e Carlos Machado
Brasil, 2015, Documentário, 21 minutos
Através de depoimentos de trabalhadores, o documentário “Dublê de Eletricista” revela o que está por tras do processo de terceirização no setor elétrico brasileiro.


BILFF-Catalogue2014
JOVENS PROFESSORES PRECÁRIOS

Selma Venco, Victor Moriyama
Brasil, 2014, Documentário, 24 minutos
O vídeo é resultado de uma pesquisa qualitativa realizada junto a professores da rede estadual paulista e visa retratar a precariedade nas relações de trabalho presente na política educacional e as condições de trabalho à luz de depoimentos de jovens professores da educação básica.


2a. Sessão – Terça-feira, 22 de novembro | 14h30


BILFF-Catalogue2014
DOMÉSTICO

Gabriela Golder
Argentina, 2007, Documentário, 2 minutos
Mulheres quebrando pratos, tentando fazer o máximo de barulho possível. Pedir a palavra, fazer barulho, dizer basta! Exaustão, subjugação e libertação. O ato de quebrar pratos propõe a destruição de pré-conceitos sobre a relação que pode ser estabelecida entre a mulher e o doméstico.


BILFF-Catalogue2014
PEQUENA CASA GRANDE SENZALA

Rosalvo Neto
Brasil,  2003,  Documentário, 6 minutos
“Pequena Casa Grande Senzala” é um documentário que demonstra a dura realidade da trabalhadora doméstica, através de depoimentos que contextualiza essa condição.


BILFF-Catalogue2016
SENHOR OU SENHORITO?

Cristina Piernas e Victoria Ruiz
Espanha, 2015, Ficção, 9 minutos
Em um mundo dominado pelas mulheres, Bernardo deverá superar uma singular entrevista de emprego para conseguir o posto de secretário que tanto deseja.


BILFF-Catalogue2014
O TRABALHO DA MULHER NOS BANCOS

Taunay Daniel
Brasil, 1993, Documentário, 41 minutos
Synopsis: A difusão das novas tecnologias e das novas formas de organização do trabalho alteram as formas de inserção das mulheres no trabalho bancário, e expressam novas formas de uso do trabalho feminino. O documentário integra a Pesquisa “As Mulheres no Trabalho Bancário: Imagens do Cotidiano no Trabalho” da Profa. Dra. Liliana Segnini, Departamento de Ciências Sociais Aplicadas à Educação, FE/Unicamp.


3a. Sessão – Quarta-feira, 23 de novembro | 14h30


BILFF-Catalogue2016
NADA S/A

Caye Casas e Alberto Pintó
Espanha, 2014, Ficção, 15 minutos
Carlos, desempregado há anos, está desesperado depois de fracassar em todas as entrevistas de emprego que tem se apresentado. Um dia, ele vê um anúncio de uma empresa chamada NADA S/A, que busca um candidato que queira receber por não fazer nada. Carlos consegue o emprego, mas esse dia irá mudar a sua vida.


BILFF-Catalogue2016
VIDA ATIVA

Susana Nobre
Portugal, 2014, Documentário, 92 minutos
O programa Novas Oportunidades foi um programa de educação com uma vertente baseada no reconhecimento e certificação escolar das aprendizagens realizadas fora da escola. Nestas sessões homens e mulheres pensam e discursam sobre a sua trajectória de vida, as condições que determinaram a sua existência e a sua dificuldade em existir. Falam da sua formação, da sua experiência profissional, das suas origens, produzindo uma pluralidade de pontos de vistas sobre a escola, a cidade, o campo, a família, o mundo operário e o universo do emprego. Partindo das histórias de vida dos protagonistas, o filme desloca-se para uma abordagem ensaística sobre o trabalho no mundo contemporâneo.


4a. Sessão – Quinta-feira, 24 de novembro | 14h30


BILFF-Catalogue2014
NUVENS DE VENENO

Beto Novaes
Brasil, 2013, Documentário, 23 minutos
A nuvem se espraia pelas plantações. Em vez de molhar, seca. Ela não traz a chuva, traz o veneno. O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de soja, algodão, milho e também um dos maiores consumidores de fertilizantes químicos e agrotóxicos. Nuvens de veneno expõe as preocupações com as consequências do uso desses agroquímicos no ambiente, especialmente, na saúde do trabalhador. Um documentário revelador que faz refletir sobre a forma que crescemos e sobre o tipo de desenvolvimento que queremos.


BILFF-Catalogue2014
BAGAÇO

Maria Luisa Mendonça, Talles Gomes
Brasil,  2006,  Documentário, 25 minutos
O documentário mostra a realidade de trabalhadores(as) na indústria da cana em Pernambuco; o dia-a-dia, as violações de direitos, a destruição ambiental e a inviabilidade de um modelo de produção baseado no latifúndio e na exploração do trabalho.


BILFF-Catalogue2016
TRABALHO ESCRAVO

Nikola Chesnais
França/Brasil, 2007, Documentário, 52 minutos
No Brasil, Estado do Pará, um grupo de fiscais do trabalho entra, de uma só vez, sob proteção policial, em uma fazenda suspeita de exploração de trabalho escravo no desmatamento para criação de gado.


5a. Sessão – Sexta-feira, 25 de novembro | 14h30


BILFF-Catalogue2016
LIMPADORES

Fernando Gonzáles Mitjáns
Reino Unido, 2015, Documentário, 40 minutos
“Limpadores” apresenta o quotidiano e lutas de trabalhadores migrantes invisíveis, em algumas das mais prestigiadas universidades de Londres, e o seu trabalho de providenciar que escritórios e salas de aula estejam limpas e arrumadas antes que professores e estudantes cheguem para as aulas do período da manhã.


BILFF-Catalogue2014
CARNE, OSSO

Caio Cavechini, Carlos Juliano Barros
Brasil, 2011, Documentary, 65 minutes
Na esteira do aumento do consumo de carne e frango no País e da exportação alcançada pelos frigoríficos brasileiros, as jornadas de seus trabalhadores vêm se tornando cada vez mais estafantes, penosas e perigosas. A exigência de um rendimento crescente nas linhas de produção obriga os funcionários a uma rotina progressivamente mais rápida, implicando a realização de diversos movimentos repetitivos por minuto, o que vêm levando a inúmeros problemas de saúde. Tendinites, dores, artroses, atrofias de nervos, problemas de juntas e de coluna integram o quadro de doenças profissionais do setor, muitas vezes responsáveis pela incapacitação de diversos empregados – alguns deles, não só para funções no mercado dos frigoríficos, mas para todo e qualquer trabalho, em faixas etárias relativamente jovens.


Local


Sala Maringá

Fórum Trabalhista de Maringá
Av. Dr. Gastão Vidigal, 823 – Zona 08
Maringá, Paraná
Brasil

Tel.: (44) 3306-5200


Equipe Organizadora


A Mostra CineTrabalho Itinerante é organizada pela Seção de Arquivo, Documentação e Memória de Maringá, com o apoio da Associação dos Servidores da Justiça do Trabalho do Paraná (ASSEJUTRA).

mostracinetrabalho-maringa-apoio

 

 

 

 


bilff-apoio2015